Desde o início da década de 1990 que o trabalho de Miguel Soares (Lisboa, 1970) revela um fascínio pelas utopias futuristas, as inovações tecnológicas e o universo iconográfico da ficção científica.
Esse fascínio concretizou-se, numa fase inicial, através da apropriação e manipulação de imagens fotográficas preexistentes, assim como do recurso a referências e convenções do campo do design de equipamento, tomado primeiro como referente no plano da imagem fotográfica e depois transposto para a concepção formal das peças. Na segunda metade dessa década, parte significativa da actividade de Miguel Soares conduziu a esculturas e instalações, com forte carácter interactivo, que representam personagens, ambientes, situações e objectos pertencentes a hipotéticos mundos de ficção científica.
É nesta fase que o artista começa a usar o vídeo como meio de projecção de imagens animadas, primeiro retiradas de jogos de computador e depois criadas em 3D a partir de elementos gráficos disponíveis na internet. O seu trabalho dos primeiros anos teve uma recepção crítica francamente positiva, mas é com as animações em três dimensões que atinge a maturidade. É justamente esta faceta do seu trabalho que esta exposição se propõe iluminar.
Curadoria · Curator:
Miguel Wandschneider
Visita guiada por Miguel Wandschneider
Sábado, 18 de Outubro, 17h00
Quinta-feira, 6 de Novembro, 18h30
Exposição · de 18 de Outubro de 2008 a 4 de Janeiro de 2009
Galerias 1 e 2· 2 Euros
Saber mais sobre o autor em:
Noticia sobre o premio de MS (vencedor BES foto) no Publico
Culturgest
Site oficial de Miguel Soares
Sem comentários:
Enviar um comentário