Follow the animated short films on Facebook at AnimatedShortFilms
Acompanhe também as curtas metragens no Facebook em AnimatedShortFilms
segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
Retrospectiva do mundo do CG em 2008
O final do ano está a chegar e o tempo para se fazer retrospectivas é agora, pelo menos esse foi o pensamento do pessoal da CG Society, que organizou uma excelente retrospectiva de 2008.
A lista mostra os factos mais relevantes e marcantes para o mercado de computação gráfica, desde a parte de softwares até filmes com animações e produções revolucionárias. O material é excelente para quem está a conhecer este tipo de mercado agora, ou apenas gostaria de relembrar alguns dos factos mais marcantes de 2008.
De entre os acontecimentos mais marcantes da lista, é de salientar:
- A compra da Softimage pela Autodesk: Que foi provavelmente o evento mais marcante para a indústria da computação gráfica, por representar a quase consolidação de um monopólio!
Quando a Avid comprou a Softimage da Microsoft nos anos 90, a empresa precisou de desembolsar mais de 200 milhões de dólares. A Autodesk pagou menos de 50 milhões pela empresa. (Agora eles têm o 3ds Max, Maya e Softimage XSI...)
- Lançamento do "Wall-E": A Pixar conseguiu novamente impressionar a indústria com uma história cativante e avanços técnicos, em mais uma excelente longa-metragem de animação.
- Lançamento do "Kung Fu Panda": A DreamWorks animation já tinha conseguido cativar com o "Madagascar", mas com o lançamento do "Kung Fu Panda" provaram que podem chegar ao topo. A animação é fantástica em todos os aspectos, como a história, a animação e aspectos técnicos.
- Efeitos do Homem de ferro ("Iron Man"): Mais um personagem das histórias de BD que requeria complexos efeitos e animações, finalmente chegou ao cinema. O lançamento do Homem de ferro foi um marco deste ano em termos de efeitos para filmes.
- Lançamento do Houdini e ZBrush para Mac OS X: O lançamento de ferramentas de peso para o Mac OS X é muito importante, pois delimita a “batalha” entre a Autodesk (Windows) e o resto da indústria. Neste caso foi o ZBrush e o Houdini que ganharam versões para o OS X.
Estes são apenas alguns dos itens existentes na lista, que no total conta com 20 eventos marcantes. A leitura, logicamente, é mais que recomendada.
Saber mais em:
Para visualizar a lista com a retrospectiva - CG Society
sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
Crisis in Burma
O video publicitário já foi realizado a algum tempo, mas como só agora o vi no Vimeo, deixo-o aqui para quem ainda não o tenha visto. O seu objectivo é apoiar esta causa humanitária na Burma.
Por detrás do filme:
http://wemakeitgood.com/article/live/burma-behind-the-film
Sites para ajudar:
noneofusarefree.org/the-film.html
http://www.burmacampaign.co.uk/cyclonenargis.php
Credits:
Marketers: MTV Network and noneofusarefree.org
Supervisor: John Jackson – Director of Social Responsibility (MTV Network)
Supervisor: Suki Dusanj – Head of Events (Burma Campaign UK)
Activist: Sam Roddick
Advertising Agency: Ogilvy & Mather (Amsterdam)
Executive Creative Director: Carl Le Blond
Agency Producer: Brenda Bentz van den Berg
Production Company: Shilo (New York, USA)
Director: Shilo
Creative Director: Andre Stringer
Music: Music production and arrangement: Good Sounds Amsterdam
quinta-feira, 25 de dezembro de 2008
2 Clips de "Bolt"
Para quem sinta curiosidade e ainda não tenha ido ao cinema, ou para aqueles que queiram ver mais uma vez, seguem os links de dois clips do filme de animação "Bolt" da Disney.
Film Clip: Animal Rescue
http://movies.apple.com/movies/disney/bolt/bolt-clip2_h480p.mov
Film Clip: The Chase
http://movies.apple.com/movies/disney/bolt/bolt-clip1_h480p.mov
The Making of Warhammer Online trailer
Blur Studio, The Making of Warhammer Online: Age of Reckoning Trailer
Sobre este evento:
Filmado dia 4 de Dezembro de 2008 na "Gnomon School of Visual Effects"
O pessoal da "Blur Studio" partilha detalhes sobre os métodos de produção por detrás de "the Warhammer Online: Age of Reckoning", o trailer cinematográfico.
Tempo do video: 2 hrs 6 min
Os assuntos abordados na palestra são os seguintes:
- O projeto Warhammer online
- Animação de multidões e personagens
- Design e modelagem 3d dos personagens principais
- Composição e efeitos para o vídeo (Cloth, partículas e sets)
Segue aqui o link para quem esteja interessado em ver.
Já agora deixo também aqui o trailer a que se referem
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Bolt - Trailer (2008)
Estreia hoje em Portugal, dia 11 de Dezembro, o film "Bolt" da Walt Disney!
“Bolt” é o primeiro filme dos estúdios Disney a ser criado inteiramente em tecnologia digital 3D. Para Bolt, a personagem principal, todos os dias são de aventura, perigo e intriga. O cãozonho é a estrela de um programa televisivo de sucesso e está convencido de que os super - poderes da personagem são reais.
Quando Bolt é acidentalmente enviado para Nova Iorque, inicia a maior aventura de sempre.
Na versão original, o conhecido actor John Travolta é a voz de 'Bolt'. Contudo, na dobragem portuguesa. João Catarré é o protagonista. Rita Alagão, João Baião e Tânia Ribas de Oliveira também deram voz por esta aventura.
“Bolt” é o primeiro filme da Disney a ser criado inteiramente pelo estúdio em tecnologia digital 3D. Contudo, este avanço pode, por vezes, complicar o trabalho de quem faz a dobragem.
Para Bolt, começa uma grande aventura no seu país real - mas vai valer a pena descobrir que não precisa de super-poderes para ser um herói.
Realização:
Byron Howard
Chris Williams
Argumento:
Dan Fogelman
Chris Williams
Vozes em inglês de:
John Travolta e Miley Cyrus
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Novos LCDs 3D em Portugal!
O blog está de novo ao activo!
Após um periodo considerável em que não foram postadas nenhumas informações devido a falha tecnica no meu pc, o blog retoma a partir deste momento a sua actividade!
E sem demoras, informo que já se encontram em Portugal os novos LCDs 3D que não necessitam de óculos especiais!
Estão em exposição em 2 centros comerciais, Vasco da gama (frente à Vobis) e no cascais Shopping.
São 2 Lcd de 40 polegadas que se encontram em Mupis. Para aprecisarem o efeito 3d têm de procurar o ângulo certo em que as 2 imagens se sobrepõem uma a outra e criam a profundidade a 3 dimensões.
O video que está à mostra neste momento é um dos anuncios da Vodafone natal 2008. A parte 3d encontra-se nos ultimos 20 segundos...
A campanha começou neste domingo (7/12) e vai até ao próximo (14/12).
Ainda no Colombo está para entrar o Cheoptics 360, que consiste num sistema de projecção patenteado, baseado num paralelepípedo receptor de uma projecção, dando o efeito holográfico.
Como tal, aproveitem para lá os irem ver ao CC o quanto antes, that's the future!
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
The chubbchubbs!
sábado, 8 de novembro de 2008
Disney - Trailer oficial de "Up"
Disney.com acaba de lançar o Trailer de "Up". Este começa com uma promoção dos anteriores filmes da Disney Pixar e passa posteriormente para o filme.
"Up" conta-nos a história de um heroi com uns setenta e poucos anos, ao lado do seu parceiro guarda-florestal e que viajam pelo globo para lutar contra bestas e vilões e jantar às 3:30 da tarde(?).
Director: Pete Docter
Writer: Bob Peterson
Studio: Pixar Disney
Cast: Ed Asner, Christopher Plummer, John Ratzenberger
Data de lançamento: 29 Maio, 2009
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
Chemical Brothers - "Salmon Dance"
Hoje, sexta-feira, em vez da habitual curta-metragem que costumo divulgar no blog, deixo-vos com o videoclip dos Chemical Brothers intitulado "Salmon Dance", e que foi criado com o recurso à animação 3D e FX.
Este videoclip chegou a vencer o "Best in Show" do festival internacional SIGGRAPH deste ano, e foi criado pela Framestore CFC, UK.
A grande música combina-se com a excelente animação apresentando mais de 300 peixes animados individualmente.
Chemical brothers - the salmon dance on Vimeo.
Este videoclip chegou a vencer o "Best in Show" do festival internacional SIGGRAPH deste ano, e foi criado pela Framestore CFC, UK.
A grande música combina-se com a excelente animação apresentando mais de 300 peixes animados individualmente.
Chemical brothers - the salmon dance on Vimeo.
Novidades para o V-Ray no SIGGRAPH 2008
Após alguns meses de ter acabado o SIGGRAPH 2008, alguns vídeos gravados durante conferência ainda estão a ser publicados por vários utilizadores na net, que tiveram a sorte e privilégio de visitar a feira. Entre os diversos videos do encontro, existe um, com uma apresentação feita no encontro de utilizadores e artistas do V-Ray. A pessoa responsável pela apresentação foi ninguém menos que Vlado, um dos principais impulsionadores desta ferramenta e pessoa influente na Chaos Software, empresa que mantém e comercializa o V-Ray.
Antes que se assista à apresentação, é de salientar certos aspectos em relação à qualidade do material. A primeira é sobre a disponibilidade do conteúdo apenas em inglês, e a segunda é que mesmo para os que entendem um pouco de inglês, a qualidade do áudio está bastante má. O mais provável é que o vídeo tenha sido gravado com um telemóvel, ou dispositivo com um péssimo microfone, sem falar da acústica da sala que não devia ser das melhores.
Aqui está então a apresentação:
Siggraph 2008 V-Ray User Group: Vlado presents V-Ray from Torgeir Holm on Vimeo.
Como creio que para muitos tenha sido dificil a compreensão, para tentar ajudar um pouco mais a perceber o que foi apresentado, deixo aqui uma pequena relação com os assuntos abordados ao longo da apresentação.
Vlado refere três recursos do V-Ray:
* Integração com o Activeshade do 3ds Max;
* Materiais usando BRDF (Bidirectional reflectance distribution function);
* Novos algoritmos do Global Ilumination.
A primeira parte do vídeo é destinada à integração do V-Ray com o Activeshade do 3ds Max, pois é praticamente render em tempo real. Claro que é importante dizer que o computador usado na apresentação deve ser extremamente poderoso (para comprovar isso é só perceber a velocidade com que ele carrega o 3ds Max).
Neste vídeo, Vlado manipula um modelo de carro, em que o render com o Global Ilumination está activado. Ao mover a câmera, o modelo acompanha o movimento e o carro é renderizado novamente nalguns instantes. Depois ainda são feitas várias pequenas modificações nos materiais do objecto, e a mesma coisa acontece, a Viewport é actualizada automaticamente.
Na última parte da apresentação, são mostradas melhorias no renderizador e uma nova maneira de calcular a interacção dos materiais com a luz. O algoritmo do BRDF é extremamente poderoso, como é possível perceber no link indicado no início do artigo, ele será usado no V-Ray para esse tipo de cálculo. Qual a diferença?
A diferença é que mais variáveis são adicionadas no processo de renderização, para gerar imagens ainda mais reais.
Mesmo que não se perceba nada na apresentação, é uma questão de prestar atenção na projeção do 3ds Max, para conhecer estas novas opções.
Antes que se assista à apresentação, é de salientar certos aspectos em relação à qualidade do material. A primeira é sobre a disponibilidade do conteúdo apenas em inglês, e a segunda é que mesmo para os que entendem um pouco de inglês, a qualidade do áudio está bastante má. O mais provável é que o vídeo tenha sido gravado com um telemóvel, ou dispositivo com um péssimo microfone, sem falar da acústica da sala que não devia ser das melhores.
Aqui está então a apresentação:
Siggraph 2008 V-Ray User Group: Vlado presents V-Ray from Torgeir Holm on Vimeo.
Como creio que para muitos tenha sido dificil a compreensão, para tentar ajudar um pouco mais a perceber o que foi apresentado, deixo aqui uma pequena relação com os assuntos abordados ao longo da apresentação.
Vlado refere três recursos do V-Ray:
* Integração com o Activeshade do 3ds Max;
* Materiais usando BRDF (Bidirectional reflectance distribution function);
* Novos algoritmos do Global Ilumination.
A primeira parte do vídeo é destinada à integração do V-Ray com o Activeshade do 3ds Max, pois é praticamente render em tempo real. Claro que é importante dizer que o computador usado na apresentação deve ser extremamente poderoso (para comprovar isso é só perceber a velocidade com que ele carrega o 3ds Max).
Neste vídeo, Vlado manipula um modelo de carro, em que o render com o Global Ilumination está activado. Ao mover a câmera, o modelo acompanha o movimento e o carro é renderizado novamente nalguns instantes. Depois ainda são feitas várias pequenas modificações nos materiais do objecto, e a mesma coisa acontece, a Viewport é actualizada automaticamente.
Na última parte da apresentação, são mostradas melhorias no renderizador e uma nova maneira de calcular a interacção dos materiais com a luz. O algoritmo do BRDF é extremamente poderoso, como é possível perceber no link indicado no início do artigo, ele será usado no V-Ray para esse tipo de cálculo. Qual a diferença?
A diferença é que mais variáveis são adicionadas no processo de renderização, para gerar imagens ainda mais reais.
Mesmo que não se perceba nada na apresentação, é uma questão de prestar atenção na projeção do 3ds Max, para conhecer estas novas opções.
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
"IronMan" Editing Interview
Diversos aspectos podem ser referidos quanto à edição de um filme. Desde o seu estilo, à harmonia da sua estrutura, ao ritmo das sequências... até na edição se pode ditar o humor de um determinado carácter. Como tal, o corte de cenas é uma das partes mais importantes no processo da criação de um filme.
Por isso, deixo aqui no blog uma entrevista constituida por 3 partes, ao editor do filme "IronMan", Dan Lebental.
A entrevista é em Inglês.
Dan Lebental - Parte 1
Dan Lebental - Parte 2
Dan Lebental - Parte 3
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
"Bass by Titles" - Motion Design
O designer gráfico Saul Bass (1920-1996) é considerado o inventor dos genéricos (film title sequences) para cinema. Trabalhou com Alfred Hitchcock, Otto Preminger, Martin Scorsese, entre muitos outros realizadores. O vídeo Bass on Titles (2004), um pacote com aproximadamente trinta minutos de duração, revela-nos a obra e algumas opiniões sobre a forma de trabalho do autor americano. Este vídeo apresenta em retrospectiva, o seu magistral trabalho de concepção e produção de Motion Graphics para cinema e é pautado por opiniões do designer através de uma sucinta entrevista que vai decorrendo conforme vamos vendo os diversos genéricos ali apresentados. Neste filme podemos ver as sequências realizadas para: The Man with the Golden Arm (1955), West Side Story (1961), Walk on the Wild Side (1962), It’s a Mad Mad Mad Mad World (1963), Seconds (1966), Grand Prix (1966), Nine Hours to Rama (1963), The Victors (1963), In Harm’s Way (1965) e The Big Country (1958). Um DVD que vale a pena comprar!
Depois de muitos anos a realizar genéricos para filmes de outros, em 1964, Saul Bass começa a trabalhar nos seus próprios projectos cinematográficos. Assim, surgem os três filmes do autor: The Searching Eye (1964), From Here to There (1964) e Why Man Creates (1968). Este último trabalho foi reconhecido com um prémio da Academia de cinema na área do documentário e reflecte sobre questões relacionadas com a criatividade. A técnica de Saul Bass resume-se numa constante e rica experimentação, sempre à procura de novos formatos e contextos, o que leva o autor a trabalhar aspectos relacionados com a animação, a montagem, a acção, a tipografia, a cor e o movimento. É de assinalar uma inovação constante na procura de um conceito que melhor exprima a dinâmica interna do filme do qual o genérico faz parte. Um mestre do design em movimento.
Texto e imagens de:
Blog Mouseland
terça-feira, 4 de novembro de 2008
Festival de Artes Digitais no Porto
O Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa será palco de um verdadeiro Festival de Artes Digitais no decorrer da próxima semana.
Nos dias 7 e 8 de Novembro decorre a 9ª Edição dos Olhares de Outono, que integra, neste mesmo período, a ARTECH 2008, e nos dias 6 e 7 a Conferência Digital Games.
Na sua nona edição, o evento Olhares de Outono, organizado pelo Citar, Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, regressa ao Porto para mais um vasto conjunto de Conferências, Workshops e espectáculos com alguns dos nomes mais sonantes da cena mundial no domínio das artes digitais.
Instalações
7 e 8 de Novembro [9h30 - 20h30]
Teresa Chambel e Telmo Rocha - VideoSpace: a 3D Video Experience - VideoSpace é um ambiente de vídeo 3D interativo que permite a visualização de vídeos e de navegação num espaço da informação, organizada em torno de semântica aspectos culturais, até o nível individual de vídeo, onde navegamos ao redor e dentro de vídeo 3D de pixels, de formas que permitem a captura relações culturais em diferentes países, bem como a experiência e a influência da expressão da sua intrínseca estética.
Agueda Simó - Instalação Interactiva “JCC, Brain Research II” - é uma instalação multimédia que explora a interactividade através da imersão na mente do Homem.
Bello Benischauer - Sustainabillity & Extinction
Chiara Passa - Speaking at the Wall
Custódio Ricardino e Vitor Lago Silva - Pink Music on FF Sale
Richard O’Sullivan - Blood Landscapes
Paulo Cezar Barbosa Mello - Composição VIII - Este material propõe a relação entre som e imagem dentro de um ambiente hiper mediático na forma de uma instalação semi-imersiva, utilizando as ideias de Kandinsky e Schoenberg.
7 de Novembro [9h30 - 20h30]
Rui Figueiras, Marta Duarte e Miguel Cunha - Fonema Visual
Uma performance e/ou instalação. Cada nota musical tem o seu lugar no mundo das cores. Pictograma musical é uma instalação que pretende criar um sistema que ligue o espectador à imagem e ao som, uma relação directa do espectador às duas dimensões sensoriais.
8 de Novembro [9h30 - 20h30]
Ivano Morrone - Trame
"Trame" é uma instalação baseada num software construído pelo autor. É baseado em processos de síntese sonora modificando obras gráficas em tempo real.
Workshops
Ana Boa-Ventura, Nelson Zagalo - Mixing realities – Chromakeying in real and Second lives
7 de Novembro [18h00 - 20h30]
Eventos
7 de Novembro [20h30 - 21h45]
Ajay Kapur and Arne Eigenfeldt - Collaborative Composition for Musical Robots
7 de Novembro [20h30 - 21h45]
Vitor Joaquim and Hugo Holim - Laptop Music and Visuals
8 de Novembro [21h00 - 21h45]
Alexander Carôt, Chris Chafe, Pedro Rebelo - TELECONCERT: Intercontinental Improvised Music Performance
A entrada é livre.
Saber mais em:
http://www.pp.com.pt/article.php?a=830
Nos dias 7 e 8 de Novembro decorre a 9ª Edição dos Olhares de Outono, que integra, neste mesmo período, a ARTECH 2008, e nos dias 6 e 7 a Conferência Digital Games.
Na sua nona edição, o evento Olhares de Outono, organizado pelo Citar, Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, regressa ao Porto para mais um vasto conjunto de Conferências, Workshops e espectáculos com alguns dos nomes mais sonantes da cena mundial no domínio das artes digitais.
Instalações
7 e 8 de Novembro [9h30 - 20h30]
Teresa Chambel e Telmo Rocha - VideoSpace: a 3D Video Experience - VideoSpace é um ambiente de vídeo 3D interativo que permite a visualização de vídeos e de navegação num espaço da informação, organizada em torno de semântica aspectos culturais, até o nível individual de vídeo, onde navegamos ao redor e dentro de vídeo 3D de pixels, de formas que permitem a captura relações culturais em diferentes países, bem como a experiência e a influência da expressão da sua intrínseca estética.
Agueda Simó - Instalação Interactiva “JCC, Brain Research II” - é uma instalação multimédia que explora a interactividade através da imersão na mente do Homem.
Bello Benischauer - Sustainabillity & Extinction
Chiara Passa - Speaking at the Wall
Custódio Ricardino e Vitor Lago Silva - Pink Music on FF Sale
Richard O’Sullivan - Blood Landscapes
Paulo Cezar Barbosa Mello - Composição VIII - Este material propõe a relação entre som e imagem dentro de um ambiente hiper mediático na forma de uma instalação semi-imersiva, utilizando as ideias de Kandinsky e Schoenberg.
7 de Novembro [9h30 - 20h30]
Rui Figueiras, Marta Duarte e Miguel Cunha - Fonema Visual
Uma performance e/ou instalação. Cada nota musical tem o seu lugar no mundo das cores. Pictograma musical é uma instalação que pretende criar um sistema que ligue o espectador à imagem e ao som, uma relação directa do espectador às duas dimensões sensoriais.
8 de Novembro [9h30 - 20h30]
Ivano Morrone - Trame
"Trame" é uma instalação baseada num software construído pelo autor. É baseado em processos de síntese sonora modificando obras gráficas em tempo real.
Workshops
Ana Boa-Ventura, Nelson Zagalo - Mixing realities – Chromakeying in real and Second lives
7 de Novembro [18h00 - 20h30]
Eventos
7 de Novembro [20h30 - 21h45]
Ajay Kapur and Arne Eigenfeldt - Collaborative Composition for Musical Robots
7 de Novembro [20h30 - 21h45]
Vitor Joaquim and Hugo Holim - Laptop Music and Visuals
8 de Novembro [21h00 - 21h45]
Alexander Carôt, Chris Chafe, Pedro Rebelo - TELECONCERT: Intercontinental Improvised Music Performance
A entrada é livre.
Saber mais em:
http://www.pp.com.pt/article.php?a=830
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
A Short Love Story in Stop Motion
Encontrei esta curta-metragem de Carlos Lascano que achei muito boa para divulgar aqui no blog, pois este criou um excelente elo de ligação entre a simplicidade da historia, e os suportes utilizados e que fizeram com que fossem criados elementos visuais bastante interessantes.
Hardware utilizado: Nikon D70s / Sony HVR V1 / Blackmagic Intensity Card
Apple Mac Pro Intel
Soft: Adobe Photoshop /After effects CS3/ Apple Final Cut / iStop Motion
P.S. é preferivel visualizar num tamanho superior, visto que para manter o formato e caber no blog, houve necessidade de reduzir drasticamente o video. (botão ao lado do volume)
A SHORT LOVE STORY IN STOP MOTION from Carlos Lascano
Saber mais em:
http://www.carloslascano.com/carloslascano/vid_ashortlovestory.html
Hardware utilizado: Nikon D70s / Sony HVR V1 / Blackmagic Intensity Card
Apple Mac Pro Intel
Soft: Adobe Photoshop /After effects CS3/ Apple Final Cut / iStop Motion
P.S. é preferivel visualizar num tamanho superior, visto que para manter o formato e caber no blog, houve necessidade de reduzir drasticamente o video. (botão ao lado do volume)
A SHORT LOVE STORY IN STOP MOTION from Carlos Lascano
Saber mais em:
http://www.carloslascano.com/carloslascano/vid_ashortlovestory.html
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
WoW - Wrath of the Lich King!
WoW ultrapassa os 11 milhões de subscrições no mundo inteiro!
O multipremiado jogo online da Blizzard "World of Warcraft", excedeu actualmente os 11 milhões de subscrições de jogadores no mundo inteiro. Este marco foi conseguido num teste à nova versão beta do "Wrath of the Lich King", a sua segunda expanção.
Desde a sua estreia na América do Norte, no dia 23 de Novembro de 2004, "World of Warcraft" ficou o MMORPG (massively multiplayer online role-playing game) mais popular no mundo inteiro.
Foi o jogo de PC mais vendido de 2005 e 2006, e terminou unicamente atrás de "World of Warcraft: The Burning Crusade", o primeiro pacote de expansão do jogo, em 2007. Além de ser o jogo de PC mais vendido de 2007, tanto na América do Norte como na Europa, "The Burning Crusade" mantém o registro para o jogo de PC que mais rápididamente vendeu, com quase 2.4 milhões de cópias vendidas nas suas 24 primeiras horas de disponibilidade.
WoW foi recentemente lançado na Rússia e América Latina, e está actualmente disponível em oito línguagens. Além da América do Norte e da Europa, o jogo é jogado na China, Coréia, Austrália, Nova Zelândia, Cingapura, Tailândia, Malásia, Chile, Argentina, regiões do Taiwan, Hong Kong e em Macau.
Esta nova expansão vai dar lugar a um novo cenário, num continente ao norte de Eastern Kingdoms e Kalimdor. Este continente de tundras e fiordes, chamado Northrend, é governado pelo Lich King, Arthas.
A região foi confirmada no primeiro dia na Blizzcon 2007, 3 de Agosto. A expansão começou com os testes na versão beta em 17 de Julho de 2008, enquanto que os convites aos utilizadores para o teste iniciaram a 4 de Agosto de 2008 (opt-in beta test keys).
Para todos os fans portugueses, o lançamento do "Wrath of the Lich King", será a 13 de Novembro de 2008, tal como para a Europa.
Saber mais em:
www.worldofwarcraft.com
domingo, 26 de outubro de 2008
Wacom Cintiq 21UX 2.0
Várias pessoas já têm conhecimento deste tipo de tablet de topo existente no mercado, mas no entanto aqui fica a referência a esta peça de hardware bastante útil e funcional para todos os artistas digitais, e que poupa bastante tempo em trabalho, independentemente de ser artista especializado em 2D ou 3D.
Por conseguinte, infelizmente é também muito proibitiva para os bolsos de muitos. Dito mais, seria um desperdício de dinheiro para praticamente qualquer pessoa que não seja um profissional nesta área.
Deixo aqui um video de uma das funcionalidades em que pode ser usada.
Informação divulgada por:
Pedro
Saber mais em:
http://www.uniquephoto.com/index.php?detail=WMD1023&expand=&CFID=7982906&CFTOKEN=65409009&fromCookieTest=true&up14sid=6450ae4e9ef741ddd82c2b38ca63453e
(informação completa em inglês)
http://www.pixmania.com/perifericos-mesas-graficas-wacom/ptpt1_9_104_757_160_0_0_00_sg.html?srcid=188&mctag=pt_119963
(informação de preços de mesas gráficas da WACOM)
sábado, 25 de outubro de 2008
Autodesk e a Avid Technology compram Softimage
A autodesk e a avid Techonoly assinaram ontem, dia 24 de Outubro, um acordo para a compra do Softimage.
A Softimage foi fundada em 1986 por Daniel Langlois e tem sede em Montreal, no Canadá. É responsável pelo desenvolvimento de tecnologia 3D para as indústrias do cinema, televisão e jogos. Dos seus principais produtos destaca-se o Softimage|XSI, um software de animação em 3D extensível utilizado por grandes empresas de media e entretenimento, incluindo a Digital Domain, Ubisoft, SEGA Corporation, CAPCOM, Animal Logic e The Mill.
Por seu lado a Autodesk Media & Entertainment fornece soluções para animação, efeitos visuais, soluções de editing/finishing e ainda de correcção de cor para o mercado 3D, incluindo indústrias de design e entretenimento.
“A Softimage tem vindo a desenvolver ao longo de mais de duas décadas tecnologia 3D state-of-the-art, e os seus produtos são reconhecidos entre os melhores da indústria do entretenimento,” afirma Marc Petit, senior vice president da Autodesk Media & Entertainment. “Com esta aquisição juntamos a tecnologia e os produtos da Softimage ao nosso portfolio, e damos as boas-vindas a uma das mais talentosas equipas desta indústria que integra agora a equipa da Autodesk Media & Entertainment. Em conjunto iremos reforçar o trabalho referente aos jogos do nosso Games Technology Group, ao mesmo tempo que queremos criar uma nova geração de ferramentas 3D interactivas, em tempo real, aplicáveis em jogos, cinema e televisão”, acrescentou Marc Petit.
Apesar de ainda não estar finalizado o processo de aquisição, a Autodesk anunciou que pretende continuar a desenvolver e a utilizar a marca Softimage, através de uma linha de produtos estrela da marca, e posteriormente integrará alguma tecnologia Softimage nas soluções Autodesk. Revelou ainda que pretende continuar a comercializar os seguintes produtos: SOFTIMAGE|XSI: Incluindo o XSI Essentials, XSI Advanced, XSI Academic, XSI Mod Tool e o XSI software development kit. SOFTIMAGE|Cat e SOFTIMAGE|Crosswalk.
Saber mais em:
http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/item?id=12022457&siteID=123112
Pixar - "Presto" (2008)
Bem infelizmente não foi possivel eu postar ontem, sexta-feira, dia de curta aqui no blog, mas deixo-a aqui hoje.
Esta curta-metragem, realizada pela Pixar, foi exibida nos cinemas juntamente com o filme de animação "Wall-E".
"Presto" conta-nos a história de um coelho e de um mágico com objetivos diferentes. O mágico quer fazer o seu número e agradar a platéia, mas o coelho, faminto, só quer comer a cenoura. Esta curta foi realizada por Doug Sweetland e é ele inclusive que faz as vozes das duas personagens, Presto e Alec Azam.
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
ZON Lusomundo reforça aposta no digital
A ZON Lusomundo Cinemas inaugurou, dia 16 de Outubro, sete novas salas de cinema no novo Mar Shopping, o primeiro Centro Comercial Ikea na Península Ibérica, situado em Matosinhos.
Este é o Centro Comercial com mais salas de cinema digitais, sendo três digitais 3D e equipadas com ecrãs silver screen, ecrãs de cor prateada que favorece uma elevada reflexão e a projecção em 3 dimensões. Todas as salas, com um total de 1082 lugares, têm som digital e lugares VIP.
Este novo complexo de cinemas apresenta ainda como novidade posters digitais dos filmes em exibição, que vêm substituir os tradicionais cartazes de papel.
Em exibição estarão, a partir do dia 16, os filmes “Max Paine”, “Journey 3D”, “Mr Woodcook”, “Eagle Eye”, “Mamma Mia”, “Wall.E” e “Mirrows”.
A ZON Lusomundo Cinemas conta actualmente com 32 complexos, 213 salas de cinema, das quais 22 são equipadas com tecnologia digital 3D. A empresa foi o 1º exibidor nacional com Digital 3D e encontra-se no 2º lugar do ranking europeu.
Recorde-se que este ano ficou marcado por uma novo posicionamento da ZON Lusomundo Cinemas em que a empresa abriu as suas salas a diferentes tipos eventos e a públicos diferenciados. Destacam-se os filmes-concerto dos Rolling Stones e U23D e ainda a transmissão dos jogos do Europeu, em alta definição.
Saber mais em:
www.zonlusomundo.pt
http://www.pp.com.pt/article.php?a=821
Este é o Centro Comercial com mais salas de cinema digitais, sendo três digitais 3D e equipadas com ecrãs silver screen, ecrãs de cor prateada que favorece uma elevada reflexão e a projecção em 3 dimensões. Todas as salas, com um total de 1082 lugares, têm som digital e lugares VIP.
Este novo complexo de cinemas apresenta ainda como novidade posters digitais dos filmes em exibição, que vêm substituir os tradicionais cartazes de papel.
Em exibição estarão, a partir do dia 16, os filmes “Max Paine”, “Journey 3D”, “Mr Woodcook”, “Eagle Eye”, “Mamma Mia”, “Wall.E” e “Mirrows”.
A ZON Lusomundo Cinemas conta actualmente com 32 complexos, 213 salas de cinema, das quais 22 são equipadas com tecnologia digital 3D. A empresa foi o 1º exibidor nacional com Digital 3D e encontra-se no 2º lugar do ranking europeu.
Recorde-se que este ano ficou marcado por uma novo posicionamento da ZON Lusomundo Cinemas em que a empresa abriu as suas salas a diferentes tipos eventos e a públicos diferenciados. Destacam-se os filmes-concerto dos Rolling Stones e U23D e ainda a transmissão dos jogos do Europeu, em alta definição.
Saber mais em:
www.zonlusomundo.pt
http://www.pp.com.pt/article.php?a=821
Miguel Soares na Culturgest
Desde o início da década de 1990 que o trabalho de Miguel Soares (Lisboa, 1970) revela um fascínio pelas utopias futuristas, as inovações tecnológicas e o universo iconográfico da ficção científica.
Esse fascínio concretizou-se, numa fase inicial, através da apropriação e manipulação de imagens fotográficas preexistentes, assim como do recurso a referências e convenções do campo do design de equipamento, tomado primeiro como referente no plano da imagem fotográfica e depois transposto para a concepção formal das peças. Na segunda metade dessa década, parte significativa da actividade de Miguel Soares conduziu a esculturas e instalações, com forte carácter interactivo, que representam personagens, ambientes, situações e objectos pertencentes a hipotéticos mundos de ficção científica.
É nesta fase que o artista começa a usar o vídeo como meio de projecção de imagens animadas, primeiro retiradas de jogos de computador e depois criadas em 3D a partir de elementos gráficos disponíveis na internet. O seu trabalho dos primeiros anos teve uma recepção crítica francamente positiva, mas é com as animações em três dimensões que atinge a maturidade. É justamente esta faceta do seu trabalho que esta exposição se propõe iluminar.
Curadoria · Curator:
Miguel Wandschneider
Visita guiada por Miguel Wandschneider
Sábado, 18 de Outubro, 17h00
Quinta-feira, 6 de Novembro, 18h30
Exposição · de 18 de Outubro de 2008 a 4 de Janeiro de 2009
Galerias 1 e 2· 2 Euros
Saber mais sobre o autor em:
Noticia sobre o premio de MS (vencedor BES foto) no Publico
Culturgest
Site oficial de Miguel Soares
Esse fascínio concretizou-se, numa fase inicial, através da apropriação e manipulação de imagens fotográficas preexistentes, assim como do recurso a referências e convenções do campo do design de equipamento, tomado primeiro como referente no plano da imagem fotográfica e depois transposto para a concepção formal das peças. Na segunda metade dessa década, parte significativa da actividade de Miguel Soares conduziu a esculturas e instalações, com forte carácter interactivo, que representam personagens, ambientes, situações e objectos pertencentes a hipotéticos mundos de ficção científica.
É nesta fase que o artista começa a usar o vídeo como meio de projecção de imagens animadas, primeiro retiradas de jogos de computador e depois criadas em 3D a partir de elementos gráficos disponíveis na internet. O seu trabalho dos primeiros anos teve uma recepção crítica francamente positiva, mas é com as animações em três dimensões que atinge a maturidade. É justamente esta faceta do seu trabalho que esta exposição se propõe iluminar.
Curadoria · Curator:
Miguel Wandschneider
Visita guiada por Miguel Wandschneider
Sábado, 18 de Outubro, 17h00
Quinta-feira, 6 de Novembro, 18h30
Exposição · de 18 de Outubro de 2008 a 4 de Janeiro de 2009
Galerias 1 e 2· 2 Euros
Saber mais sobre o autor em:
Noticia sobre o premio de MS (vencedor BES foto) no Publico
Culturgest
Site oficial de Miguel Soares
terça-feira, 21 de outubro de 2008
CS4 - Content-Aware Scaling
Como muita gente já tem conhecimento, já saiu a nova versão da adobe, o cs4.
E como é necessário estarmos sempre actualizados com novas funções de programas, deixo-vos aqui um tutorial do Howard Pinsky, sobre uma nova funcionalidade do Photoshop cs4 que achei bastante interessante, que é o Content-Aware Scaling, ou seja, um modo de ampliar as imagens num sentido sem que estas fiquem deformadas, como anteriormente acontecia.
Para mais conhecimento das novas potencialidades desta nova versão, é uma questão de irem ver ao proprio site da adobe e saberem o que há de novo.
http://www.adobe.com/
Assim sendo, para quem quiser ver aqui têm o tutorial.
E como é necessário estarmos sempre actualizados com novas funções de programas, deixo-vos aqui um tutorial do Howard Pinsky, sobre uma nova funcionalidade do Photoshop cs4 que achei bastante interessante, que é o Content-Aware Scaling, ou seja, um modo de ampliar as imagens num sentido sem que estas fiquem deformadas, como anteriormente acontecia.
Para mais conhecimento das novas potencialidades desta nova versão, é uma questão de irem ver ao proprio site da adobe e saberem o que há de novo.
http://www.adobe.com/
Assim sendo, para quem quiser ver aqui têm o tutorial.
sábado, 18 de outubro de 2008
E2-E4 - uma critica politica
Descrição da curta-metragem:
Автор: ТО "Дети Солнца"
Мультфильм сильно созвучен работе Андрея Бахурина "Белые, черные", при этом авторы совершенно не сговаривались и работали одновременно не только в разных городах, но даже в разных странах!
(Com esperança de que percebam a linguagem da descrição)
Автор: ТО "Дети Солнца"
Мультфильм сильно созвучен работе Андрея Бахурина "Белые, черные", при этом авторы совершенно не сговаривались и работали одновременно не только в разных городах, но даже в разных странах!
(Com esperança de que percebam a linguagem da descrição)
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
terça-feira, 7 de outubro de 2008
VFX do filme Tranformers
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
Spielberg sai oficialmente da Paramount
Os estúdios Paramount Pictures (grupo Viacom) confirmaram ontem formalmente a saida do realizador Steven Spielberg, que vai fundar um novo estúdio em parceria com o grupo de telecomunicações indiano Reliance.
"A maioria do pessoal existente na Dreamworks (de Spielberg) deverá ser colocado na nova companhia", refere a Paramount em comunicado.
No entanto, a empresa norte-americana precisou que vai manter todos os projectos actualmente em curso no seio da Dreamworks, com a opção de co-financiar outras produções que envolvam Steven Spielberg.
O acordo de saída do realizador prevê igualmente que a Paramount terá a opção de co-financiar e co-distribuir alguns dos projectos do cineasta.
O comunicado da Paramount tem poucos detalhes sobre o novo estúdio, cujo nome permanece desconhecido mas uma fonte próxima do grupo indiano confirmou à France Presse que este projecto ambiciona produzir pelo menos 35 filmes nos próximos 5 anos.
O novo estúdio será dirigido por Stacey Snider, o actual director da Dreamworks.
sábado, 27 de setembro de 2008
Ryan
Apresento-vos o Oscar de 2005 para a melhor curta de animação.
"Ryan" é baseado na vida de Ryan Larkin, um animador canadiano que, há 30 anos, produziu alguns dos filmes mais influentes do seu tempo. Neste filme, ouvimos as vozes de animadores de reconhecimento e artistas que discutem o trabalho de Ryan, entre outros, e que fazem parte integrante da vida de Ryan.
Essas vozes falam por carateres estranhos, torcidos e desincorporados, gerados por computador - que se combinam para refletir o criador do filme, Chris Landreth.
Nas palavras de Anais Nin, "não vemos coisas como elas são. Vemos coisas como somos."
sexta-feira, 19 de setembro de 2008
Sextas dias de curta! - "458nm"
A partir de hoje, todas as semanas às sextas-feiras, irão ser exibidos aqui no blog curtas-metragens de animação 3D e que, a meu ver, se tenham destacado.
E, visto que hoje é sexta, deixo no blog uma curta-metragem alemã da Filmeakedemie Ludwigsbur, com o titulo de "458nm".
"It’s midnight. A smattering of moonlight falls upon the forest floor. Two mechanical snails move slowly through the darkness. They confront one another and briefly take the measure each other’s powers before uniting in love play. With mounting ecstasy, their transparent bodies begin to glow, but just before climax a dark shadow looms over them ..."
Bibliografia:
http://twitchfilm.net/archives/006450.html
458nm WebSite
E, visto que hoje é sexta, deixo no blog uma curta-metragem alemã da Filmeakedemie Ludwigsbur, com o titulo de "458nm".
"It’s midnight. A smattering of moonlight falls upon the forest floor. Two mechanical snails move slowly through the darkness. They confront one another and briefly take the measure each other’s powers before uniting in love play. With mounting ecstasy, their transparent bodies begin to glow, but just before climax a dark shadow looms over them ..."
Bibliografia:
http://twitchfilm.net/archives/006450.html
458nm WebSite
Autodesk Roadshow 2008 em Lisboa
“Make an Impression” é o tema do roadshow que a Autodesk está a preparar para apresentar o seu novo portfolio 3D de 2008 e que passa por Lisboa no dia 29 de Novembro.
A agenda já divulgada deste roadshow começa em Barcelona no dia 10 de Outubro, passa por Valência no dia 18, Madrid no dia 23 e termina em Lisboa no dia 29 de Novembro. Por terras lusas a apresentação decorre no Corinthia Lisboa Hotel, a partir das 18h00.
Depois do lançamento oficial que a Autodesk realizou durante a última edição do Siggraph, em San Diego – EUA, das novas versões do 3ds Max 2008, Maya 2008 e MotionBuilder 7.5 Extension 2, os interessados têm agora oportunidade para as ver com mais pormenor em Espanha e Portugal. Durante estas apresentações vão ser salientadas as novas funcionalidades e possibilidades do portfolio 3D que a Autodesk preparou para 2008. Este roadshow conta com a colaboração da HP, já que esta marca disponibiliza as suas estações de trabalho como plataformas de hardware para os novos sistemas 3D da Autodesk.
Para poder assistir gratuitamente a este roadshow é necessário um registo, o qual pode ser efectuado no site
www.autodesk.es/makeanimpression.
Bibliografia:
http://www.pp.com.pt/article.php?a=628
A agenda já divulgada deste roadshow começa em Barcelona no dia 10 de Outubro, passa por Valência no dia 18, Madrid no dia 23 e termina em Lisboa no dia 29 de Novembro. Por terras lusas a apresentação decorre no Corinthia Lisboa Hotel, a partir das 18h00.
Depois do lançamento oficial que a Autodesk realizou durante a última edição do Siggraph, em San Diego – EUA, das novas versões do 3ds Max 2008, Maya 2008 e MotionBuilder 7.5 Extension 2, os interessados têm agora oportunidade para as ver com mais pormenor em Espanha e Portugal. Durante estas apresentações vão ser salientadas as novas funcionalidades e possibilidades do portfolio 3D que a Autodesk preparou para 2008. Este roadshow conta com a colaboração da HP, já que esta marca disponibiliza as suas estações de trabalho como plataformas de hardware para os novos sistemas 3D da Autodesk.
Para poder assistir gratuitamente a este roadshow é necessário um registo, o qual pode ser efectuado no site
www.autodesk.es/makeanimpression.
Bibliografia:
http://www.pp.com.pt/article.php?a=628
terça-feira, 16 de setembro de 2008
Oktapodi - Gobelins
Não podia deixar de partilhar aqui uma excelente curta metragem realizada por estudantes da Gobelins em França.
Esta curta-metragem em 3D foi alvo das maiores atenções no mundialmente conhecido festival SIGGRAPH e, logicamente, entre outros tantos festivais no mundo inteiro.
É uma grande animação mas o que mais impressiona é o rigging, particularmente nos polvos (animal nada facil de animar, diga-se de passagem).
Por isso, aproveitem enquanto podem, especialmente para quem está "envolvido" e conhece o mundo da animação, para verem aqui o video que está no YouTube, pois duvido que permanena durante muito tempo.
Têm igualmente Aqui o making of no site oficial.
Site oficial da "Gobelins, l'ecole de l'image"
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Madagáscar: Escape 2 Africa!
Bem e visto que Ice Age 3 ainda demora o melhor é mesmo ver o que está quaseee a sair, refiro-me claro, ao novo Madagáscar, dia 7 de Novembro!
Aqui fica o trailer
Aqui fica o trailer
Ice Age 3: Dawn of the Dinosaurs!
Em 2002, a Blue Sky Studios, juntamente com a 20th Century Fox (o seu primeiro filme em CGI) criam Ice Age.
Este, acabou por fazer tanto sucesso que levou a Fox, em 2006, a lançar uma continuação chamada de Ice Age 2: The Meltdown.
Dirigido pelo americano Chris Wedge e pelo brasileiro Carlos Saldanha é uma adaptação da história original de Michael J. Wilson.
e...
A 4 de Julho de 2009 vai ser lançado o terceiro!
Ice Age 3: Dawn of the Dinosaurs!
Entretanto, e visto que a espera ainda é longa, aqui fica o trailler oficial
Enjoy!
Bibliografia:
http://www.iceagemovie.com/
Este, acabou por fazer tanto sucesso que levou a Fox, em 2006, a lançar uma continuação chamada de Ice Age 2: The Meltdown.
Dirigido pelo americano Chris Wedge e pelo brasileiro Carlos Saldanha é uma adaptação da história original de Michael J. Wilson.
e...
A 4 de Julho de 2009 vai ser lançado o terceiro!
Ice Age 3: Dawn of the Dinosaurs!
Entretanto, e visto que a espera ainda é longa, aqui fica o trailler oficial
Enjoy!
Bibliografia:
http://www.iceagemovie.com/
segunda-feira, 8 de setembro de 2008
Entrevista com Angus McLane
Aqui está uma entrevista com Angus McLane, que foi Director de animação no filme WALL-E.
O artigo contém um lapso pois refere-o como sendo supervisor de animação, mas não o é.
Link para entrevista
Link para entrevista
DEMO REEL'S - O que se deve e o que não se deve fazer
Demo reel's
Aqui seguem links do site de animação online, Animation Mentor, em que Carlos Baena explica o que se deve e o que não se deve fazer quando se faz Demo reel's.
(Videos em Inglês)
Links:
Demo reel Webinar - Parte 1
Demo reel Webinar - Parte 2
Demo reel Webinar - Parte 3
Demo reel Webinar - Parte 4
Aqui seguem links do site de animação online, Animation Mentor, em que Carlos Baena explica o que se deve e o que não se deve fazer quando se faz Demo reel's.
(Videos em Inglês)
Links:
Demo reel Webinar - Parte 1
Demo reel Webinar - Parte 2
Demo reel Webinar - Parte 3
Demo reel Webinar - Parte 4
Novo Autodesk Toxik 2008!
A Autodesk apresenta o software Autodesk Toxik 2008 para efeitos visuais de cinema, para responder à crescente necessidade de ter uma ponte entre os fluxos de trabalho em 2D e 3D em projectos de efeitos visuais.
O Autodesk Toxik 2008 é a versão mais recente do seu software para composição cinematográfica. O Toxik já deu forma a numerosos êxitos de bilheteira, incluindo “Piratas das Caraíbas: no fim do mundo”, “Apocalipto” e a “Fonte da vida”. O Toxik 2008, desenhado para realizar efeitos visuais, combina um extenso jogo de ferramentas criativas com composição interactiva em tempo real de imagens de elevado valor dinâmico e de alta resolução (HDRI).
O Toxik 2008 é vendido de forma separada para os sistemas operativos Windows e Linux. Oferece uma magnífica interoperabilidade com o Autodesk Maya 3D, o software de animação, modelação e caracterização, pelo que ajuda os artistas a combinar técnicas de 2D e 3D para resolver problemas complexos de produção.
Com a mais recente tecnologia em HDRI, o Toxik 2008 dá aos utilizadores um maior dinamismo de exposições que as técnicas de criação de imagens digitais tradicionais, representando com precisão uma ampla gama de níveis de intensidade, que vão da luz solar directa às sombras mais profundas. Com a combinação da composição interactiva em tempo real de imagens de 2K, 4K e de maior resolução, e um jogo de ferramentas profundamente criativo, o Toxik 2008 permite aos utilizadores combinar cenas geradas por computador e ao vivo para criar conteúdos convincentes para os filmes de cinema e programas de televisão de alto nível dos dias de hoje.
Novas funções
Entre as novas características-chave destaque para o Bicubic Warping que permite aos utilizadores manipular a distorsão e perspectiva da imagem para criar composições com realismo fotográfico; a interoperabilidade com Maya que interpreta informação de níveis, câmaras, localizadores, eixos e espaço carregada directamente no Toxik, permitindo aos utilizadores agregarem elementos de acção ao vivo ou técnicas tridimensionais posteriores, como profundidade de campo e efeitos de movimento; e a ferramenta de controlo de versões que permite aos utilizadores manipularem repetições e produções múltiplas com suporte para importação de EXR aberto em múltiplos canais.
A Autodesk prevê que o Toxik 2008 (Windows e Linux) seja disponibilizado em todo o mundo em finais de 2007. O preço de venda recomendado na Europa vai desde 3.500€. Foi realizada uma demonstração do Toxik 2008 no passado dia 6 de Agosto de 2007 no San Diego User Group Event da Autodesk e o produto foi oficialmente apresentado na convenção SIGGRAPH 2007 em San Diego, Califórnia, de 7 a 9 de Agosto de 2007 no stand da Autodesk.
A versão anterior do produto, o Toxik 2007, está à venda para sistemas operativos Windows e Linux, com uma base de dados Oracle totalmente integrada e de alto desempenho que oferece administração transparente de metadados, colaboração entre múltiplos utilizadores e uma versão avançada de seguimento para projectos cinematográficos.
Bibliografia
www.autodesk.com/toxik
O Autodesk Toxik 2008 é a versão mais recente do seu software para composição cinematográfica. O Toxik já deu forma a numerosos êxitos de bilheteira, incluindo “Piratas das Caraíbas: no fim do mundo”, “Apocalipto” e a “Fonte da vida”. O Toxik 2008, desenhado para realizar efeitos visuais, combina um extenso jogo de ferramentas criativas com composição interactiva em tempo real de imagens de elevado valor dinâmico e de alta resolução (HDRI).
O Toxik 2008 é vendido de forma separada para os sistemas operativos Windows e Linux. Oferece uma magnífica interoperabilidade com o Autodesk Maya 3D, o software de animação, modelação e caracterização, pelo que ajuda os artistas a combinar técnicas de 2D e 3D para resolver problemas complexos de produção.
Com a mais recente tecnologia em HDRI, o Toxik 2008 dá aos utilizadores um maior dinamismo de exposições que as técnicas de criação de imagens digitais tradicionais, representando com precisão uma ampla gama de níveis de intensidade, que vão da luz solar directa às sombras mais profundas. Com a combinação da composição interactiva em tempo real de imagens de 2K, 4K e de maior resolução, e um jogo de ferramentas profundamente criativo, o Toxik 2008 permite aos utilizadores combinar cenas geradas por computador e ao vivo para criar conteúdos convincentes para os filmes de cinema e programas de televisão de alto nível dos dias de hoje.
Novas funções
Entre as novas características-chave destaque para o Bicubic Warping que permite aos utilizadores manipular a distorsão e perspectiva da imagem para criar composições com realismo fotográfico; a interoperabilidade com Maya que interpreta informação de níveis, câmaras, localizadores, eixos e espaço carregada directamente no Toxik, permitindo aos utilizadores agregarem elementos de acção ao vivo ou técnicas tridimensionais posteriores, como profundidade de campo e efeitos de movimento; e a ferramenta de controlo de versões que permite aos utilizadores manipularem repetições e produções múltiplas com suporte para importação de EXR aberto em múltiplos canais.
A Autodesk prevê que o Toxik 2008 (Windows e Linux) seja disponibilizado em todo o mundo em finais de 2007. O preço de venda recomendado na Europa vai desde 3.500€. Foi realizada uma demonstração do Toxik 2008 no passado dia 6 de Agosto de 2007 no San Diego User Group Event da Autodesk e o produto foi oficialmente apresentado na convenção SIGGRAPH 2007 em San Diego, Califórnia, de 7 a 9 de Agosto de 2007 no stand da Autodesk.
A versão anterior do produto, o Toxik 2007, está à venda para sistemas operativos Windows e Linux, com uma base de dados Oracle totalmente integrada e de alto desempenho que oferece administração transparente de metadados, colaboração entre múltiplos utilizadores e uma versão avançada de seguimento para projectos cinematográficos.
Bibliografia
www.autodesk.com/toxik
Inicio do Blog
Bem Vindos!
Este blog vai-se focar em todos os aspectos que englobem a animação digital, sendo mais focado para a área de 3D, desde efeitos especiais em filmes, jogos, softwares, etc, procurando sempre estar o mais actualizado possivel no que respeita a noticias e novidades.
Este blog vai-se focar em todos os aspectos que englobem a animação digital, sendo mais focado para a área de 3D, desde efeitos especiais em filmes, jogos, softwares, etc, procurando sempre estar o mais actualizado possivel no que respeita a noticias e novidades.
Subscrever:
Mensagens (Atom)