ASF

ASF Home

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Toon Boom anuncia a compra da Cambridge Animation Systems



Seguindo uma estratégia de crescimento a Toon Boom Animation, um dos mais inovadores de soluções para animação 2D, acaba de anunciar a aquisição da Cambridge Animation Systems, outro especialista em software de animação 2D, com presença na Europa e na Ásia. A Toon Boom reforça assim a sua posição de liderança neste mercado como parceiro tecnológico de soluções para trabalhos de animação que privilegiam o desenho manual.

Apesar da popularidade de que os filmes de animação 2D tradicionais ainda beneficiam, a verdade é que, em plena era digital, não são muitas as soluções de produção especificamente desenvolvidas para potenciar estes processos, ao contrário do que aconteceu no mercado de animação 3D.
Sendo evidentes os benefícios de animar desenhos em formato bidimensional com recurso ao computador e com ferramentas digitais, a animação 2D – considerada mais tradicional – permaneceu uma disciplina fortemente artesanal, indo ao encontro de um segmento mais artístico e experimental. No entanto, existindo um mercado ávido de conteúdos de animação “tradicional” 2D, algumas aplicações de software especializaram-se em potenciar os métodos industriais necessários à produção actual de séries animadas e também animações para publicidade e grafismo de televisão, entre as quais se destacam as soluções da Toon Boom Animation, de Montreal e a Cambridge Animation Systems, com sede em Dublin.

Sob os termos do acordo estabelecidos nesta aquisição, todos os direitos de propriedade intelectual da Cambridge e respectiva gama de produtos Animo – marca pela qual a Cambridge se tornou mais conhecida - passam para o domínio da Toon Boom.
Esta aquisição permite à Toon Boom consolidar a sua estratégia de desenvolvimento no mercado global da indústria da animação e reforçar a sua posição nas áreas dos media, entretenimento e educação.

Entre os grandes estúdios que utilizam o software da Toon Boom incluem-se nomes como Nelvana, Warner Bros., Mercury Filmworks, China Central Television, Toonz Animation India, eMation, Rough Draft Korea, Alphanim, Cosgrove Hall, Cromosoma and Enarmonia, entre outros. Entre os filmes de animação de grande sucesso criados com recurso a soluções desta marca destacam-se por exemplo (nos seus títulos originais): Les Triplettes de Belleville, Looney Tunes: Back in Action, The Rugrats, SpongeBob The Movie, Curious George, Go West: A New Lucky Luke Adventure e Simpsons The Movie.

Saber mais em:
www.toonboom.com
www.vantec.pt
http://www.pp.com.pt/article.php?a=859

Sem comentários: