ASF

ASF Home

domingo, 11 de janeiro de 2009

Publicidade - O cao/peixe


Apesar de não ser grande fã de publicidade, só me interessando a que utiliza como recurso o CG, soube de uma a circular na Tv do Brasil há algumas semanas, em que um carro da Volkswagen é tão bom que até cabe um cao/peixe. Claro que uma suposta aparição deste cao/peixe teria que ser trabalhada em CG e foi exactamente isso que aconteceu.

Esta publicidade por ser exclusiva para o mercado brasileiro não irá ser transmitida cá por Portugal. Como tal, decidi publicar o vídeo que está disponível no Youtube.

Em relação à produção técnica, o software usado foi o LightWave 3D, demonstrando que nem sempre é necessário usar os softwares mais “famosos” para produzir material de qualidade.

Aqui está o video:



Para promover a publicidade e o excelente trabalho realizado pela Bitt Animation, sediada na Argentina, e responsável pela parte da computação gráfica da publicidade, a Newtek publicou na sua newsletter uma entrevista com o pessoal do estúdio, fazendo várias perguntas sobre o uso do LightWave 3d na publicidade.

No texto, disponível apenas em inglês, é possivel encontrar algumas imagens do modelo 3d do cao e algumas informações interessantes sobre a produção, tais como:

- O tempo total de produção da publicidade foram de cinco semanas;
- Apenas o LightWave foi usado, quer para a modelagem como para a animação;
- Na renderização foi usada a radiosidade do LightWave, que ainda é considerada como sendo uma das melhores ferramentas de render do mercado;
- O tracking da câmera foi feito diretamente no LightWave, posicionando a parte gravada em localizações reais como plano de fundo e animação sobre as imagens, compondo-as posteriormente;
- As cenas mais difíceis de realizar foram as que envolveram os zooms ao personagem, quando a câmera estava muito próxima do mesmo a iluminação tornava-se mais complicada.

Estes são apenas os principais pontos comentados no artigo, que apresenta muito mais informação. Ainda é possível fazer o download da publicidade em formato MOV.

Podem ver o making of aqui


Saber mais em:
Bitt Animation
NewTek

1 comentário:

Ciça Fernandes disse...

Achei o máximo.
Muito bem feito..
bem bolada a idéia.
:D

Beijos

ps: se estiver afim, visite meu blog.