ASF

ASF Home

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Novidades para o V-Ray no SIGGRAPH 2008

Após alguns meses de ter acabado o SIGGRAPH 2008, alguns vídeos gravados durante conferência ainda estão a ser publicados por vários utilizadores na net, que tiveram a sorte e privilégio de visitar a feira. Entre os diversos videos do encontro, existe um, com uma apresentação feita no encontro de utilizadores e artistas do V-Ray. A pessoa responsável pela apresentação foi ninguém menos que Vlado, um dos principais impulsionadores desta ferramenta e pessoa influente na Chaos Software, empresa que mantém e comercializa o V-Ray.

Antes que se assista à apresentação, é de salientar certos aspectos em relação à qualidade do material. A primeira é sobre a disponibilidade do conteúdo apenas em inglês, e a segunda é que mesmo para os que entendem um pouco de inglês, a qualidade do áudio está bastante má. O mais provável é que o vídeo tenha sido gravado com um telemóvel, ou dispositivo com um péssimo microfone, sem falar da acústica da sala que não devia ser das melhores.

Aqui está então a apresentação:


Siggraph 2008 V-Ray User Group: Vlado presents V-Ray from Torgeir Holm on Vimeo.


Como creio que para muitos tenha sido dificil a compreensão, para tentar ajudar um pouco mais a perceber o que foi apresentado, deixo aqui uma pequena relação com os assuntos abordados ao longo da apresentação.

Vlado refere três recursos do V-Ray:

* Integração com o Activeshade do 3ds Max;
* Materiais usando BRDF (Bidirectional reflectance distribution function);
* Novos algoritmos do Global Ilumination.

A primeira parte do vídeo é destinada à integração do V-Ray com o Activeshade do 3ds Max, pois é praticamente render em tempo real. Claro que é importante dizer que o computador usado na apresentação deve ser extremamente poderoso (para comprovar isso é só perceber a velocidade com que ele carrega o 3ds Max).

Neste vídeo, Vlado manipula um modelo de carro, em que o render com o Global Ilumination está activado. Ao mover a câmera, o modelo acompanha o movimento e o carro é renderizado novamente nalguns instantes. Depois ainda são feitas várias pequenas modificações nos materiais do objecto, e a mesma coisa acontece, a Viewport é actualizada automaticamente.

Na última parte da apresentação, são mostradas melhorias no renderizador e uma nova maneira de calcular a interacção dos materiais com a luz. O algoritmo do BRDF é extremamente poderoso, como é possível perceber no link indicado no início do artigo, ele será usado no V-Ray para esse tipo de cálculo. Qual a diferença?

A diferença é que mais variáveis são adicionadas no processo de renderização, para gerar imagens ainda mais reais.

Mesmo que não se perceba nada na apresentação, é uma questão de prestar atenção na projeção do 3ds Max, para conhecer estas novas opções.

Sem comentários: