ASF

ASF Home

terça-feira, 12 de maio de 2009

FIMFA 09 Lisboa


O Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas (FIMFA), que começou quinta-feira em Lisboa, pretende “dar uma visão alargada daquilo que é a marioneta contemporânea”, disse à Lusa o director artístico, Luís Vieira.

Na nona edição, o FIMFA propõe espectáculos de 26 companhias teatrais e de marionetas, de 11 países, nos museus da Marioneta e do Oriente, no Teatro Maria Matos e nas ruas de Lisboa.

Haverá sombras tradicionais chinesas, instalações de música e objectos animados, espectáculos que se sustentam em máscaras, outros em que a marioneta desvenda o manipulador, propostas destinadas sobretudo ao público adulto.

“Temos um pequeno foco de espectáculos para crianças mas a maioria da programação é para adultos”, referiu Luís Vieira.

O FIMFA 2009 abrirá com dois espectáculos franceses no Museu da Marioneta: um pelo Théâtre La Licorne protagonizado por um actor, com uma mesa, uma caixa de ferramentas e objectos em miniatura, destinado a crianças a partir dos oito anos, e outro pelos Cie Jamais 203, intitulado “Le Cinerotic”, que convida o público (maior de 16 anos) a pedalar para ver filmes em Super 8.

Até 07 de Junho, data do final do FIMFA, haverá ainda propostas portuguesas, como a estreia, a 12 de Maio no Museu da Marioneta, do espectáculo “Dura Dita Dura”, pelo Teatro de Ferro, com texto de Regina Guimarães e encenação de Igor Gandra.

Madalena Victorino apresentará em Junho naquele museu o espectáculo “Lembranças”, para mais de uma dezena de intérpretes, e no Teatro D. Maria II, no final de Maio, estará em cena um teatro de sombras pela companhia Clair de Lune, fundada na Bélgica pelo português Paulo Ferreira.

Luís Vieira destacou ainda a presença em Portugal de um mestre de manipulação de marionetas de luva de Taiwan, Chen Xihuang, de 78 anos, que estará no Museu da Marioneta em Junho.

O FIMFA é uma organização do Teatro de Marionetas Tarumba.

Saber mais em:
Site Oficial
Noticia DN Artes
Museu da Marioneta
Teatro Maria Matos

Informação divulgada por:
Wilson de Almeida

Sem comentários: