ASF

ASF Home

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Retrospectiva do mundo do CG em 2008


O final do ano está a chegar e o tempo para se fazer retrospectivas é agora, pelo menos esse foi o pensamento do pessoal da CG Society, que organizou uma excelente retrospectiva de 2008.
A lista mostra os factos mais relevantes e marcantes para o mercado de computação gráfica, desde a parte de softwares até filmes com animações e produções revolucionárias. O material é excelente para quem está a conhecer este tipo de mercado agora, ou apenas gostaria de relembrar alguns dos factos mais marcantes de 2008.

De entre os acontecimentos mais marcantes da lista, é de salientar:

- A compra da Softimage pela Autodesk: Que foi provavelmente o evento mais marcante para a indústria da computação gráfica, por representar a quase consolidação de um monopólio!
Quando a Avid comprou a Softimage da Microsoft nos anos 90, a empresa precisou de desembolsar mais de 200 milhões de dólares. A Autodesk pagou menos de 50 milhões pela empresa. (Agora eles têm o 3ds Max, Maya e Softimage XSI...)

- Lançamento do "Wall-E": A Pixar conseguiu novamente impressionar a indústria com uma história cativante e avanços técnicos, em mais uma excelente longa-metragem de animação.

- Lançamento do "Kung Fu Panda": A DreamWorks animation já tinha conseguido cativar com o "Madagascar", mas com o lançamento do "Kung Fu Panda" provaram que podem chegar ao topo. A animação é fantástica em todos os aspectos, como a história, a animação e aspectos técnicos.

- Efeitos do Homem de ferro ("Iron Man"): Mais um personagem das histórias de BD que requeria complexos efeitos e animações, finalmente chegou ao cinema. O lançamento do Homem de ferro foi um marco deste ano em termos de efeitos para filmes.

- Lançamento do Houdini e ZBrush para Mac OS X: O lançamento de ferramentas de peso para o Mac OS X é muito importante, pois delimita a “batalha” entre a Autodesk (Windows) e o resto da indústria. Neste caso foi o ZBrush e o Houdini que ganharam versões para o OS X.

Estes são apenas alguns dos itens existentes na lista, que no total conta com 20 eventos marcantes. A leitura, logicamente, é mais que recomendada.

Saber mais em:
Para visualizar a lista com a retrospectiva - CG Society

Sem comentários: